Camerin Gazzana Advogados

A maioria das pessoas estão acostumadas a procurar um advogado apenas quando se deparam com um conflito já na esfera judicial, não é mesmo? Pois bem, essa é uma realidade que está mudando, especialmente quando se trata de perfis empreendedores.

Para garantir o sucesso de uma empresa pensar “direito” se faz necessário e para isso uma consultoria consultiva e preventiva é um diferencial na tomada de decisões do dia a dia empresarial.

Existem quatro pontos de destaque importantes da advocacia empresarial consultiva que são essenciais para o bom andamento de uma empresa: o trabalhista, o tributário, a mediação e a gestão de contratos.

O primeiro é de suma importância para evitar eventuais prejuízos futuros e ações trabalhistas, eis que visa adequar a empresa a legislação em vigor.

O segundo é essencial para que, juntamente com o gestor do negócio, o advogado possa fazer o planejamento tributário da empresa, a fim de reduzir a carga tributária, buscando benefícios fiscais e aumentando a sua performance da empresa e, consequentemente, os lucros.

Na área de gestão de contratos, a elaboração de todos os contratos da empresa, desde o contrato social, até os contratos com parceiros, funcionários e fornecedores, bem como contratos de confidencialidade, dentre outros que visem diminuir os riscos da empresa e aumentar os resultados esperados das operações, deixando as operações mais eficazes.

Por fim, considerando-se que muitas vezes as empresas passam por demandas que estão prestes a virarem uma ação, e nessas horas o procedimento de mediação é essencial, pois além de ser muito mais viável e barato do que um processo judicial, esta pode vir a apaziguar os ânimos e trazer de volta o convívio harmonioso entre os envolvidos no conflito.

Quando a empresa não busca uma advocacia consultiva e preventiva, ela acaba gastando muito mais tempo e dinheiro em demandas contenciosas.

Portanto, ter uma assessoria jurídica ideal é uma forma inteligente de pensar “direito”, evitando os desgastes causados por conflitos judiciais e trazendo a melhor performance à empresa.  Vale sempre analisar-se, cautelosamente, a viabilidade e os riscos de um processo contencioso, a fim de decidir o melhor caminho a ser seguido.

Por isso, ao escolher seus parceiros de negócio, confie em alguém que seja a cara e o perfil da sua empresa para que esse profissional possa atuar com você.

Escolher um escritório que visa uma advocacia consultiva e preventiva é uma forma inteligente de crescer de modo sustentável, evitando prejuízos e alcançando resultados muito além dos esperados.

Susan C. Gazzana
Advogada
OAB/RS 67.944