Camerin Gazzana Advogados

Dilemas da mulher moderna que acompanho diariamente no escritório por ajudar mulheres, mães, casais e por isso me senti movida a comentar e, claro, fazer minhas breves reflexões.

A inteligência e o empoderamento feminino atraem ou assustam os homens? Provavelmente, a grande maioria vai dos homens vai responder que a inteligência da mulher é um atrativo. Entretanto, fazendo essa pergunta para as mulheres, curiosamente, mais de metade não tem clareza em responder o mesmo.

Elas estudam, trabalham, ocupam cargos de destaque na sociedade, estão sendo educadas para conquistar o mundo, mas a sociedade ainda vende a figura da mulher como sendo aquela que tem que cuidar da casa e dos filhos e, pasmem, muitos homens ainda esperam apenas isso das mulheres. Eles não foram criados para querer ou “manter” essa mulher que voa. Daí a dificuldade de conviver e os problemas de relacionamentos frequentes que circundam as relações atuais.

Pesquisas mostram que, em um primeiro momento, a mulher “visível” é mais desejada como um “par romântico a longo prazo”, mas e na prática? A realidade vem mostrando que o empoderamento feminino criou situações, não raras, em que a inteligência de uma mulher em um relacionamento desenvolve um espírito de competição em seu par e, muitas vezes, isso a tornava menos atrativa aos olhos dele, por despertar sentimentos como insegurança e medo. A conclusão do estudo, portanto, poderia ser resumida em uma ideia: teoricamente a inteligência da mulher atrai os homens, mas na prática e em distâncias curtas lhes causa insegurança (obviamente, há exceções).

Pesquisas à parte, é provável que você conheça mulheres que considerem que a inteligência, assim como a ambição foram uma barreira na hora de encontrar parceiro e manter relações bem sucedidas, não é? Mas, também existem homens e parceiros que apoiam as carreiras profissionais de suas mulheres e se sintam admirados com sua ascensão. Qualquer generalização seria injusta.

O fato é que o resultado dessa modernidade depende da autoestima e da maturidade de cada um, independente de gênero, mas vale a reflexão para saber como agir e administrar a solitude, nos momentos em que parece que nada se encaixa. Necessitamo-nos mutuamente, somos seres sociais e para administrar nossas diferenças temos que ser exemplos de educação e inteligência emocional para os novos papéis que estamos assumindo.

Acredito que para não nos tornarmos invisíveis nossa fortaleza não pode confrontar com nossa alma feminina: a delicadeza, o charme, o carinho, o afeto que existe dentro de nós. Ganhar o mundo é uma meta importantíssima, mas não vamos esquecer de sermos mulheres.

Susan C. Gazzana

Advogada,OAB/RS 67.944

 

 

As mulheres modernas não conseguem aceitar alguém que não aprecie seus esforços e conquistas. E acabam não tolerando padrões baixos de relacionamento. É mais fácil ficarem solteiras e continuarem priorizando a si mesmas.